1ª Feira de Empreendedorismo, cultura e negócios de Barbalha

17:35 Fagner Soares 0Comentários

Foi um sucesso a realização da 1ª Feira de Empreendedorismo, Cultura e Negócio de Barbalha, promovida pelos alunos das escolas Maria Valquíria Moreira Teles e Edson Olegário de Santana. O evento foi promovido na Quadra Poliesportiva Miguel Custódio no bairro Malvinas, e reuniu alunos, gestores das escolas, coordenadores e pais; além da presença da vice-prefeita, Maria Betilde Sampaio Correia; da secretária de Educação, Cristiane Sampaio; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Alison Uchoa e Ana Balbina, consultora do SEBRAE.

O maior parceiro desse projeto da 1ª Feira de Empreendedorismo envolvendo alunos das duas escolas, foi o SEBRAE que lançou o projeto em abril de 2015 em Barbalha, com capacitação dos professores, com a metodologia JEPP e eles, foram os multiplicadores para com os alunos que acabou culminando com a 1º Feira.

O referido projeto tem dois eixos, comportamento em empreendedor e plano de negócio, que trabalha a cultura da cooperação/inovação e sustentabilidade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alison Uchoa, essa é uma iniciativa impa em Barbalha e válida, porque incluir na mentalidade das crianças o perfil empreendedor para que no futuro aconteça uma ação mais consolidada e, a criança, cresça com a cultura empreendedora em desenvolvimento. Alison destacou também que é importante para a criança, ela como pessoa física no desenvolvimento de sua vida profissional, como também, para a economia do município ou da localidade onde ela estiver. "O empreendedorismo é fundamental para a economia crescer de uma forma saudável, de forma positiva. Por isso que levar iniciativas como essas para as escolas, trás consequências muito positivas".

A vice-prefeita Maria Betilde Sampaio Correia, destacou o evento em duas etapas: primeiro Betilde destacou a importância, a valorização que as crianças dão aos produtos que elas fabricam.  "É importante incentiva-las para que elas possam fazer, construir suas obras, seus produtos artesanais". No segundo momento, a vice prefeita Betilde disse: "Tudo isso é importante porque as crianças se familiarize com o mundo dos negócios, aprendem as questões de venda e compra, aprendem sobre a economia, e isso é bom para as crianças". 

A consultora do SEBRAE, Ana Balbina disse que o projeto JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, aqui no Estado do Ceará, Barbalha foi o primeiro município aderir o projeto. O projeto já existe ha três anos no Ceará, más, em termo de Prefeitura foi a de Barbalha que aderiu. A ideia é capacitar os jovens do ensino Fundamental I e II do primeiro ao 9º Ano. "A ideia do projeto não é apenas criar jovens empresários, más trazer o empreendedorismo para os jovens e as crianças, a ideia do protagonismo juvenil que sejam empreendedores e possam levar esse aprendizado para sua vida como um todo, trabalhando o comportamento empreendedores como iniciativa, planejamento, organização e cálculos etc.", disse.

Assessoria de Imprensa
face

0 comentários: