Aluna da FVS apresenta TCC sobre os impactos e influências do modal Ferroviário de Cedro - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Aluna da FVS apresenta TCC sobre os impactos e influências do modal Ferroviário de Cedro

Share This
A pesquisa de campo foi estruturada com o objetivo descrever e decifrar os componentes de um sistema complexo de significados. Os alvos do estudo foram os comerciantes da cidade de Cedro e o modus operandi do prefeito Nilson Diniz. A bancada que apreciou o TCC foi composta pelos professores da disciplina, Anselmo Santos, Jessé Gomes e Raniel Silva, e ainda pela professora-orientadora, Alyne Leite.

Após a apresentação do trabalho, a futura administradora agradeceu o apoio de todos, ressaltando: “É gratificante ser iluminada por Deus, é maravilhoso ter a família como base de apoio nos momentos mais importantes de nossas vidas. Por isso, a minha gratidão aos professores pelo incentivo e o suporte necessário, bem como aos colegas que, durante esses anos, me incentivaram”.

Bruna Ferreira reconhece que um dos fatores determinantes para a escolha do tema foi conhecer os detalhes da Ferrovia de Cedro, fator de progresso para a cidade. “O início da nossa história passa por aqui, pela construção da Ferrovia”. Explica que a malha ferroviária teve grande utilização durante muitos anos. “O progresso local se deu pelo intenso transporte de cargas. O turismo também era fator de crescimento. A malha, infelizmente, encontra-se inativa”.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Para o chefe do Executivo Municipal, o tema escolhido por Bruna Ferreira é demais importante, merecendo ser publicado em revista de artigos científicos. “Estamos percebendo que há uma identificação muito grande dos nossos estudantes em conhecer mais a história da cidade em que nascemos”, destacou.

DUPLA COMEMORAÇÃO!

Em 2016, a Estação de Trem de Cedro completará seu primeiro centenário de existência, justamente quando a Transnordestina terá definitivamente derramado seus trilhos de progresso sobre a cidade, acenando para novas estações de desenvolvimento com humanização.

Atualmente, a Estação abriga o Museu Ferroviário com fotografias, peças e livros daqueles que fizeram parte da história da cidade. “Estamos viabilizando a participação de familiares do senador João Tomé e Sabóia, presente à inauguração de 1916”, informa o prefeito Nilson Diniz, que tem buscado no Governo do Estado os incentivos e os recursos necessários à preservação do patrimônio arquitetônico e histórico local.

CEDRO E A ESTAÇÃO

Nascimento da cidade - Depois de inaugurada a Estação de Trem, diversos moradores fixaram moradas na então Fazenda Cedro. 

A seca de 1915 - Por conta da ferrenha estiagem, a construção de trecho da ferrovia teve a mão de obra dos flagelados. Em 15 de novembro de 1916 era, enfim, inaugurada a Estação de Trem, com a presença do governador do Estado do Ceará à época, João Tomé Sabóia e Silva, e de diversas autoridades das cidades vizinhas.

E os anos se passaram... - Cedro progrediu - foram muitas lutas e conquistas. Ao final da década de 1980, eclodiu a “praga do bicudo”; com a extinção do trem passageiro, Cedro viu suas usinas de algodão se transformar em ruínas, e seus campos serem ocupados por novas lavouras. Hoje, vivemos um novo tempo.

TRANSNORDESTINA

O município está recebendo a obra com as melhores expectativas. Ferrovia de padrão internacional, a Transnordestina tem 753km de extensão. Cedro será contemplado com um pouco mais de 20km, que passará pela zona rural, distante 5km da sede. A malha ferroviária vai interligar a cidade de Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, elevando a competitividade da produção agrícola e mineral da região.

O Curso de Graduação em Administração da Faculdade Vale do Salgado foi reconhecido pelo MEC com nota quatro, a maior nota de avaliação concedida. A Faculdade está com inscrições abertas para novo vestibular; a prova acontecerá no dia 20 de janeiro/2016 para os cursos de Administração, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad