Romaria de Natal marca o retorno dos paus de arara - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Romaria de Natal marca o retorno dos paus de arara

Share This
Por meio de acordo, os órgãos fiscalizadores das estradas estaduais têm autorização para liberarem os famosos paus de arara em eventos religiosos no Ceará. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana, que adiantou estar negociando acordo com órgãos federais. Ele confirmou a criação de uma portaria, que deve ser publicada neste mês de janeiro, autorizando o transporte durante as festividades religiosas em cidades como Juazeiro do Norte e Canindé.

Desde que a Polícia Rodoviária Federal do Ceará iniciou, ainda em 2014, as proibições ao uso do transporte de pessoas em veículos de carga, representantes da Igreja e defensores da manifestação religiosa buscavam a permissão para a liberação das viagens em paus de arara. Como forma de protesto e de mostrar sua insatisfação com a decisão, inúmeros romeiros participaram de um manifesto que interditou parte da Avenida Padre Cícero durante a Romaria de Finados, em novembro último.

Por conta dos fatos, o anúncio da liberação dos paus-de-arara durante a missa do Padre Cícero, no último dia 20 de dezembro, causou comoção e foi bem recebido pelos milhares de fiéis presentes. Apesar da portaria ainda não ter sido lançada, a decisão já está em vigor e teve início neste mês com a romaria de Natal, que trouxe a Juazeiro do Norte milhares de romeiros.

Como destacou Camilo, muitos romeiros não possuem outro meio de transporte para chegarem até Juazeiro e, por conta disto, lembrou da importância da liberação ser realizada com prudência, com veículos conservados que garantam a integridade dos fiéis.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad