Carnaval de Várzea Alegre enfrentará dificuldades em 2016

14:11 Fagner Soares 0Comentários

Em fevereiro, no período de 5 a 9 do mês, acontecerá o Carnaval 2016. Várzea Alegre é uma cidade onde a festa de carnaval é uma tradição antiga, que reúne blocos alternativos e duas escolas de samba, a Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol.

A Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro tem 53 anos de fundação e a Mocidade do Sanharol tem 36 anos de história.

Outro ponto de destaque é que Várzea Alegre, durante o carnaval, é uma referência para as regiões Cariri e Centro Sul do Ceará, reunindo grande número de foliões.

Durante muitos anos, a festa de carnaval em Várzea Alegre foi bancada pela Prefeitura, mas, devido à crise e a seca, vem enfrentando dificuldades. Com base na falta de dinheiro e também penalizada pela questão hídrica, em 2015, a Prefeitura resolveu privatizar o carnaval.

Segundo avaliação do secretário de Cultura da cidade, Francisco Milton Bezerra, a experiência foi bem sucedida.

Para 2016, o carnaval de Várzea Alegre tem um grande desafio e já entrou o ano no prejuízo. Na Câmara de Vereadores, um projeto de cessão do espaço público não foi aprovado, o que impedirá a Prefeitura de privatizar novamente a festa. Outro detalhe é que os vereadores varzealegrenses estão de recesso e só devem voltar às atividades no dia 27 de janeiro, faltando apenas nove dias para o início do carnaval, portanto com pouco tempo para reavaliar a proposta da Prefeitura.

Milton Bezerra disse que pela crise financeira e a seca, tem notado que as pessoas envolvidas na organização do carnaval estão desmotivadas. Para ele, um exemplo dessa desmotivação é que a Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT, lançou o 10º edital Carnaval 2016, cujas inscrições se encerram no dia 08 de janeiro e até momento, nem mesmo as escolas de samba de Várzea Alegre se inscreveram para concorrer à verba no valor de R$ 22.700,00, destinada às agremiações carnavalescas, dinheiro que poderia ajudar essas escolas para montar as suas apresentações.

Assessoria de Imprensa

face

0 comentários: