Dilma e Temer se encontrarão nesta quarta

18:30 Fagner Soares 0Comentários

A presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer vão se encontrar nesta quarta-feira (20) para a primeira conversa pessoal neste ano. Havia uma previsão de que o encontro ocorresse nesta terça, embora não constasse da agenda oficial de Dilma.

Em dezembro, Temer enviou carta à presidente na qual fez queixas sobre a relação de seu partido, o PMDB, com o governo e reclamou ter apenas "papel decorativo".

O objetivo é deixar para trás o período de rusgas entre eles e "ter conversa de começo de ano", conforme informou um auxiliar da presidente.

O encontro foi mediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jacques Wagner que teve uma primeira conversa com Temer há alguns dias e também deve estar presente a este encontro.

Para auxiliares palacianos, não será um encontro para quebrar o gelo, porque isso já aconteceu, segundo eles, quando os dois se falaram por telefone na troca de felicitações de fim de ano.

Agora, a conversa, embora sem pauta específica, tem objetivo político claro - para a presidente o de reorganizar sua base parlamentar para a reabertura dos trabalhos do legislativo. E, nesse contexto, o papel do PMDB é fundamental.

"A presidente quer pacificar sua base", disse um assessor.

Temer, por seu lado, precisa conquistar apoios no PMDB para se manter na presidência do partido. Hoje, há uma divisão no partido, e os seguidores do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) chegaram a manifestar interesse em assumir o comando do partido, desbancando Temer, presidente do PMDB desde 2001.

"O desafio de Dilma é que 2016 seja melhor do que 2015 e, para isso, precisa começar com a reorganização de sua base no Congresso", afirmou um auxiliar.

Fonte:g1
face

0 comentários: