Projeto de vídeos de alunos da UFC de Quixadá ganha repercussão nacional com seus virais

12:00 Fagner Soares 0Comentários

O uso da tecnologia tornou-se um fato constante no cotidiano das instituições de ensino. Nesse sentido, os alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) do município de Quixadá, a 168 km de Fortaleza, tiveram a ideia de aliar as novas tecnologias com as demandas da instituição. Para melhorar a comunicação dentro do campus, os alunos criaram um projeto chamado ‘De jovens para jovens‘, no início de 2015.

Com o foco de informar e interagir com a comunidade universitária de Quixadá, em especial a UFC, o projeto caminha para o seu primeiro ano com sucesso. Segundo o professor da UFC e coordenador do projeto, Valdemir Queiroz, o programa foi desenvolvido com a intenção de solucionar um problema dentro do campus.

“O projeto foi pensado por conta de uma necessidade de comunicarmos as ações que ocorrem no campus de Quixadá para a comunidade acadêmica, que percebíamos como desarticulada. Além de dar visibilidade do campus para futuros alunos e servidores. A partir daí, criamos o canal do Youtube e a fanpage Youfc, destaca o professor.

Atualmente composto por dois professores e sete alunos dos cursos Design Digital, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, os integrantes fazem tudo. Divididos nas funções de coordenador, roteirista, cinegrafista e editor, o programa carrega a fama de projeto diferencial e ganhou até apoio da universidade. Ainda no ano passado, o Youfc foi cadastrado na pró-reitoria de extensão da UFC.

Com vídeos bem-humorados, o programa informa sobre eventos e encontros que acontecem dentro da faculdade. Mas, segundo o professor, sem deixar de lado a interatividade.

“A realidade do universitário é representada em alguns vídeos mais humorísticos em pautas não-institucionais. Na medida do possível, tentamos tornar nossos vídeos bem humorados para atrair a atenção para o que fazemos no campus, nos divertirmos e tornarmos o projeto algo legal de se trabalhar”, ressalta.

Mesmo com um vídeo com 800 mil visualizações e cerca de 1,8 mil compartilhamentos, o professor destaca as dificuldade em fazer o projeto. “Fazer humor é difícil e arriscado, mas consideramos que em alguns vídeos tivemos sucesso. Temos descoberto e construído juntos a identidade do canal/projeto”.

O vídeo que repercutiu bastante nas redes sociais trata de um professor que diz respostas ignorantes para perguntas bobas de alunos na sala de aula. Nesse vídeo, Valdemir passa de coordenador a protagonista, representando um professor que pensa em responder aos alunos de forma impaciente, mas pondera e responde calmamente. Conforme o professor, as situações foram retiradas da sua experiência de 15 anos de salas de aula.

Viralizou

Com uma enorme repercussão nas redes sociais, o vídeo ultrapassou as fronteiras do município. Voltado prioritariamente para os alunos e servidores do campus, o vídeo foi visto por pessoas de todo o Brasil. “O vídeo que viralizou superou as nossas expectativas. Recebemos mensagens de professores de várias faculdades dando parabéns. Nele, conseguimos cerca de 1 milhão de visualizações, se contarmos com as pessoas que tiveram acesso via Whatsapp. Isso é extraordinário para as nossas pretensões”, destacou.

Fonte: Tribuna do Ceará
face

0 comentários: