Crato apoia o II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri

08:58 Fagner Soares 0Comentários

A Secretaria de Cultura do Crato  está apoiando a realização do II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri que acontece até o próximo dia 21 de fevereiro em Crato e Juazeiro do Norte. A iniciativa e organização é do Terreiro de Candomblé de Nação Angola Nzo Ngana Nzazi.

O  II Congresso de Tradições de Matrizes Africanas no Cariri tem como intuito abordar a realidade das culturas de matrizes africanas, esclarecendo o que as mesmas têm de importante para toda a sociedade brasileira na perspectiva de valorizá­-las e desconstruir conceitos estereotipados sobre as tradições afrobrasileiras.

O atual congresso é uma continuidade e evolução do I Congresso de Religiões de Matriz Africana no Cariri que aconteceu em 2014.

O evento conta com ações como palestras de estudiosos em assuntos da cultura negra no Brasil e no Cariri, submissão de artigos científicos, apresentações artísticas, exposição de artes, oficinas com temas afro e saúde do povo de terreiro.

A culminância do congresso  se dará com uma festa tradicional no terreiro, aberta a todos participantes.

Inscrição e mais informações em: www.candomblecariri4.blogspot.com.br

Crato receberá visita do Ministério da Saúde para acompanhar ampliação da Rede de Atenção Psicossocial

O Ministério da Saúde fará no próximo dia  3 de março uma visita ao  Crato com o intuito de acompanhar a implantação da Rede de Atenção Psicossocial no Município. No início de fevereiro integrantes da Rede de Atenção Psicossocial de Crato participaram de um vídeo conferência com técnicos do Ministério da Saúde e debateram uma série de ações a serem desenvolvidas de forma conjunta.

Atualmente em Crato  funciona de forma plena o CAPS 2 (Centro de Atenção Psicossocial) em frente ao Crato Tênis Clube.

Outros equipamentos da rede estão para ser instalados como a Residência Terapêutica que funcionará no Condomínio dos Juízes, paralelo a um espaço para cursos e capacitações dos usuários da rede e profissionais.

Além disso, já está em fase de instalação um CAPS AD (Alcool e Drogas) e uma Unidade de Acolhimento em construção no Bairro Mirandão.

Outro equipamento que vai compor essa rede e um CAPS Infantil para atendimento de crianças e adolescentes.

De acordo com Margarete Novais, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do Crato, a vinda de integrantes do Ministério da Saúde se dará para fortalecer a rede no Crato  e abrir um diálogo para o melhor atendimento dos usuários.

O Município criou ainda uma comissão para acompanhar pacientes que saem do Hospital Santa Tereza, fruto de um intercâmbio com o Ministério da Saúde com o intuito de atender a demanda apresentada.

Essa inciativa e a implantação dos CAPS faz parte do processo de implantação da Rede de Atenção Psicossocial que vem para suprir a demanda de pacientes que ficaram  desassistidos com o fechamento do Hospital  Santa Tereza.

Para Margarete Novais a vinda de técnicos do Ministério da Saúde em Crato apenas mostra o trabalho desenvolvido e que o ministério tem interesse em investir mais na saúde dos cratenses.

Durante a visita, lembra Margarete Novais, a Secretaria de Saúde irá apresentar outras demandas à equipe do ministério.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
face

0 comentários: