Dilma reúne ministros para fazer balanço de dia de ações contra Aedes

14:30 Fagner Soares 0Comentários

A presidente Dilma Rousseff chamou ao Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira (15) ao menos nove ministros do governo para fazer um balanço do dia de ações contra o mosquito Aedes aegypti. O inseto é o responsável por transmitir os vírus da zika (associado a casos de microcefalia), da dengue e da febre chikungunya.

No último sábado (13), ocorreu o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, cujo tema foi “Zika Zero”. Segundo o Ministério da Defesa, a expectativa é que mais de 350 municípios fossem visitados por cerca de 220 mil militares das Forças Armadas.

Para o encontro desta segunda, Dilma convocou os ministros Marcelo Castro (Saúde), Aldo Rebelo (Defesa), Aloizio Mercadante (Educação), Edinho Silva (Comunicação Social), Gilberto Occhi (Integração Nacional), Jaques Wagner (Casa Civil),  Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Tereza Campello (Desenvolvimetno Social), Valdir Simão (Planejamento). Além deles também participou o chefe das Forças Armadas, Ademir Sobrinho.

Após a reunuão, o governo deve divulgar o balanço das ações do dia de combate ao Aedes aegypti. No sábado, a presidente participou da mobilização no Rio e ao menos 28 dos 31 ministros estiveram em atos pelo país.

Em Brasília, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, afirmou que as ações de combate ao inseto não terão “êxito total” se as famílias brasileiras não se engajarem na eliminação dos focos do mosquito.

Segundo Aldo, entre 70% e 80% dos registros do Aedes ocorrem nas residências e, por isso, o poder público pode enfrentar dificuldades de erradicar os criadouros se não houve o comprometimento por parte da população.

O combate ao Aedes também deve ser discutido em reunião da presidente na tarde desta segunda com o grupo que forma a coordenação política do governo, formado pelos ministros mais próximos de Dilma.

Fonte:g1
face

0 comentários: