Golpe que promete falsa chamada em vídeo se espalha no WhatsApp

12:31 Fagner Soares 0Comentários

Um novo golpe vem sendo disseminado no WhatsApp, prometendo um suposto recurso de videochamada, ainda inexistente no aplicativo.

Segundo informações da empresa de cibersegurança Kaspersky, o usuário recebe uma mensagem por meio de algum contato de sua lista, convidando-o a utilizar a falsa ferramenta.

Contudo, para acessá-la, seria necessário fornecer o número do telefone e compartilhar novamente a mensagem com 10 amigos ou 3 grupos –ajudando a disseminar o golpe.

No fim desta etapa, redes de afiliados oferecem ainda a instalação de outros aplicativos. Para convencer o usuário a prosseguir com a instalação, as mensagens tentam assustá-lo.

Esse método é conhecido como "scareware", que usa artifícios como a camuflagem do software em uma mensagem de suposta atualização do sistema operacional, por exemplo.

Fabio Assolini, analista da Kaspersky no Brasil, afirma em nota que mesmo empresas de softwares legítimos vêm se utilizando dessa abordagem para disseminar seus produtos.

O especialista aponta que o uso do número de telefone também pode causar outros problemas ao usuário, como cobrança de serviços não solicitados.

O mesmo golpe teria sido identificado no México, com uma versão em espanhol visando usuários da América Latina.

Fonte: Folha.com
face

0 comentários: