Operação-pipa é suspensa e deixa cidades sem água

10:00 Fagner Soares 0Comentários

A Defesa Civil Estadual publicou ontem, no Diário Oficial do Estado, a suspensão da Operação Água é Vida em Alagoas. O programa distribuía água por meio de carros-pipa para municípios afetados pela estiagem que atinge o interior do Estado desde o ano passado.

Conforme publicação do coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Pereira de Melo, a decisão tem como base o não reconhecimento por parte do governo federal da situação de emergência decretada pelas cidades alagoanas beneficiadas.

A Operação Água é Vida beneficiava 41 municípios em Alagoas e contava com a participação de aproximadamente 200 “pipeiros”. O governo federal chegou a aprovar e liberar cerca de R$ 6 milhões.

A Defesa Civil informou que está empenhada em reverter a suspensão em Brasília e que uma equipe deverá ir à capital federal para tentar resolver possíveis pendências.

Em janeiro de 2014, o próprio governo federal havia reconhecido a situação de emergência de quase 40 municípios de Alagoas.

Em 25 de janeiro, a Defesa Civil havia suspendido, até 16 de fevereiro, a Operação Carro-Pipa em 13 municípios do Sertão. O motivo, de acordo com o órgão responsável, foi o grande volume de chuvas na região, que encheu as cisternas instaladas para captação de água.

Fonte:gazetaweb
face

0 comentários: