Projeto do Google que acabaria com a fome no mundo foi encerrado em 2015

17:18 Fagner Soares 0Comentários

Além de seus negócios principais, o Google possui uma série de projetos ambiciosos. Dentre eles, estava um projeto de pesquisa em agricultura vertical que, segundo Astro Teller (o líder dos Google X Labs) foi encerrado no ano passado. A imagem ao lado mostra plantas de alface criadas pela empresa dessa maneira.

Agricultura vertical é, como o nome sugere, uma forma de cultivar plantas e alimentos usando espaço vertical, como prédios, em vez de campos. É uma forma de produzir alimentos em regiões urbanas, onde o espaço horizontal é bastante limitado, e que economizaria também os custos e danos ambientais associados ao transporte dos alimentos do campo até a cidade.

Matando a fome

Em um texto publicado ontem, Teller conta que o Google possuia um projeto de pesquisa em agricultura vertical automatizada, que tinha como principal objetivo solucionar o problema da fome no mundo. "Agricultura vertical usa 10 vezes menos água e 100 vezes menos espaço do que métodos convencionais", disse o engenheiro.

No entanto, as pesquisas da empresa esbarraram em grandes dificuldades: "Fizemos progresso em muitos problemas, como colheita automatizada e iluminaçãoo eficiente, mas no final nós não conseguimos fazer culturas básicas como grãos e arroz crescerem desse jeito, então matamos o projeto", conta. Embora o projeto tenha sido encerrado em 2015, o texto de Teller é a primeira informação divulgada sobre ele.

Superar esse desafio seria uma conquista importantíssima: segundo dados da UNFAO (Organização pela Alimentação e Agricultura das Nações Unidas), arroz e trigo são dois dos alimentos mais consumidos no mundo. "Se alguém inventar uma espécie anã de arroz, avise-nos - isso pode decifrar o problema!", escreveu Teller. 

Fonte: Olhar Digital

face

0 comentários: