Chuvas dispersas continuam em todas as regiões do Estado - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Chuvas dispersas continuam em todas as regiões do Estado

Share This
Choveu em 47 municípios do Ceará entre 7h de sábado às 7h de ontem, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior intensidade foi registrada pelos pluviômetros de Granjeiro (106.2mm), Ipaumirim (80.6mm), Barro (79.1 milímetros), Uruoca (63mm) e Aquiraz (60mm). A previsão para hoje é de nebulosidade variável, ao longo do dia, com eventos de chuva em todas as regiões. Para amanhã, o mesmo.

A análise técnica dá conta de que há nuvens sobre o Ceará associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado, de fevereiro a maio. Ainda segundo os dados disponíveis no site da Instituição, há um Cavado de Altos Níveis (CAN), sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 quilômetros de altura, sobre a região Nordeste do Brasil, observado nos últimos dias.

Açudes

Essas poucas chuvas que vêm caindo sobre o Ceará garantem aporte para pequenos reservatórios, o que serve de algum alento, mas não tira o estado do sobreaviso do Estado, já que o volume total armazenado dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 12,5% da capacidade total.

Há dois açudes sangrando, o Caldeirões (Saboeiro); e Quandú (Itapipoca); e mais três acima de 90%, Trici (Tauá), Gameleira (Itapipoca) e Colina (Quiterianópolis). Enquanto isso, 127 com volume inferior a 30% e mais de 30 com menos de 1%, isto é, secos, como o Banabuiú, terceiro maior do Ceará, atrás apenas do Castanhão (9,45%) e do Orós (33,91%).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad