Chuvas dispersas continuam em todas as regiões do Estado

15:40 Fagner Soares 0Comentários

Choveu em 47 municípios do Ceará entre 7h de sábado às 7h de ontem, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior intensidade foi registrada pelos pluviômetros de Granjeiro (106.2mm), Ipaumirim (80.6mm), Barro (79.1 milímetros), Uruoca (63mm) e Aquiraz (60mm). A previsão para hoje é de nebulosidade variável, ao longo do dia, com eventos de chuva em todas as regiões. Para amanhã, o mesmo.

A análise técnica dá conta de que há nuvens sobre o Ceará associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado, de fevereiro a maio. Ainda segundo os dados disponíveis no site da Instituição, há um Cavado de Altos Níveis (CAN), sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 quilômetros de altura, sobre a região Nordeste do Brasil, observado nos últimos dias.

Açudes

Essas poucas chuvas que vêm caindo sobre o Ceará garantem aporte para pequenos reservatórios, o que serve de algum alento, mas não tira o estado do sobreaviso do Estado, já que o volume total armazenado dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 12,5% da capacidade total.

Há dois açudes sangrando, o Caldeirões (Saboeiro); e Quandú (Itapipoca); e mais três acima de 90%, Trici (Tauá), Gameleira (Itapipoca) e Colina (Quiterianópolis). Enquanto isso, 127 com volume inferior a 30% e mais de 30 com menos de 1%, isto é, secos, como o Banabuiú, terceiro maior do Ceará, atrás apenas do Castanhão (9,45%) e do Orós (33,91%).

Fonte: Diário do Nordeste
face

0 comentários: