Google mostrará alerta em tela cheia para vítimas de espionagem

16:07 Fagner Soares 0Comentários

O Google anunciou que vai dar mais destaque aos alertas mostrados a internautas que a empresa acredita estarem sendo vítimas de algum ataque hacker patrocinado por governos. Segundo o próprio texto do novo alerta, "menos 0,1%" de todos os usuários do Gmail são vítimas desses ataques. Como a plataforma do Google tem quase um bilhão de usuários, porém, isso significa que até um milhão de contas podem estar recebendo esses alertas.

Os alertas antigos eram exibidos em uma barra no topo da tela das vítimas. Agora, eles ocuparão a página inteira. De acordo com o anúncio do Google, a maior parte das vítimas desse tipo de ataque são "ativistas, jornalistas e políticos tomando posturas ousadas por todo o mundo".

A empresa não revela de que forma consegue saber quando um usuário é vítima desses ataques. Essa é a mesma postura adotada pelo Facebook, que também notifica seus usuários quando acredita que alguém está sendo vítima de tentativas de espionagem.

O alerta recomenda que o usuário ative a autenticação de dois fatores ou utilize um chip de segurança para proteger a conta.

O Google anunciou ainda duas mudanças de segurança no Gmail: a integração do Safe Browsing (filtro de links maliciosos), que vai alertar quando alguém clicar em um link potencialmente malicioso em uma mensagem, e um aviso quando um e-mail estiver sendo enviado para um provedor que não adota criptografia para a transmissão da mensagem.

Fonte: G1

face

0 comentários: