Primeira-dama do Estado visita abrigo de idosos

12:45 Fagner Soares 0Comentários

O abrigo dos idosos, única unidade pública a atender o segmento no Ceará,  recebeu, nesta quinta-feira (14), a visita da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. Acompanhada do titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino; pela secretária executiva do Órgão, Ana Cruz; e pela diretora do abrigo, Renata Almeida; Onélia conheceu a estrutura e o funcionamento do equipamento.

"Parabenizo o trabalho realizado pelo secretário Josbertini, pela diretora do abrigo e pelos profissionais que se dedicam, diariamente, com tanto amor e carinho para cuidar dos 88 idosos acolhidos no local", ressaltou a primeira-dama.

O atendimento prestado aos idosos é realizado por equipe multidisciplinar composta por 146 profissionais, entre enfermeiros, pedagogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros. "É um serviço de muita qualidade, durante 24 horas. A gente busca diariamente humanizar e qualificar o atendimento", pontuou a diretora. Ela ainda afirmou que o abrigo está passando por reforma no intuito de aprimorar a qualidade de vida dos acolhidos. "Foi demolida a parte velha. Foi feito reordenamento em toda a instituição. Hoje o prédio é todo novo, estrutura nova, quarto e acomodações novos para eles. A gente está buscando essa melhora diária", completou.

A assistente social e mestre em Planejamento em Políticas Públicas, Elianice Viana, está ministrando capacitação para os profissionais da unidade com o intuito de tornar o abrigo referência para outras unidades no Ceará. O profissional precisa estar qualificado para o melhor acolhimento e para o cuidado com o idoso. É um serviço de alta complexidade. A gente precisa trabalhar todos os profissionais nesse formato do Sistema Único da Assistência Social", destacou.

O aposentado Raimundo Sales, de 74 anos, foi acolhido na unidade há quatros anos. "Eu gosto daqui. O atendimento é muito bom! Me tratam com carinho. Eu agradeço todo dia. Eu agradeço porque aqui foi a casa que encontrei", destacou. Os idosos chegam ao abrigo encaminhados por ordem judicial ou através do Ministério Público. Atualmente, são atendidos 88 idosos, sendo 43 homens e 45 mulheres, na faixa etária de 60 a 100 anos.

Saiba mais

• O abrigo é destinado ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de autocuidado na vida diária, abandonados por seus familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento. E oferece proteção integral e cuidados especiais para a preservação da saúde física e emocional e dos direitos dos idosos, além de segurança e completo atendimento.

• São realizadas atividades pedagógicas e lúdicas, fisioterapia, educação física, artes, musicoterapia e conta com a ação de grupos voluntários.

• As novas instalações do abrigo estão com 95% da obra concluída. A estrutura conta com 26 dormitórios, bloco administrativo, bloco de saúde e bloco de nutrição (dois refeitórios e uma cozinha industrial). O valor investido pelo Governo do Estado é de aproximadamente R$ 3 milhões.

Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
face

0 comentários: