Primeira morte por suspeita de H1N1 é registrada no Piaui

11:30 Fagner Soares 0Comentários

A primeira morte por suspeita de Influenza H1N1 foi confirmada pela secretaria de Saúde do Piauí. Pelo menos 20 casos suspeitos já foram registrados em 2016 no estado, confirmados por análise clínica e estão em investigação. Amostras dos pacientes foram encaminhadas para laboratório de referência.

Os pacientes cujos casos foram notificados são de 8 municípios piauienses e um do Maranhão.

O número de casos suspeitos já representa dois terços do registrado em todo ano de 2015 no Piauí, quando 30 pessoas apresentaram sitomas da doença. Quatro casos foram confirmados laboratorialmente e um paciente, do Maranhão, morreu na rede hospitalar do Estado.

Em nota a Sesapi informou que o Estado disponibiliza 7.500 doses de antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Havendo suspeita de Influenza H1N1, o paciente é submetido à medicação e ainda é recolhido amostra para exame laboratorial.

No próximo dia 30 de abril será dado início à campanha de vacinação contra a doença, que segue até o dia 20 de maio com mais de 732 mil amostra disponíveis e distribuídas entre todos os municípios piauienses.

Crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros, fazem parte do grupo prioritário para vacinação.

Fonte:180graus
face

0 comentários: