Morre autora da Letra do hino de Caririaçu

11:42 Fagner Soares 0Comentários

Faleceu na tarde do último sábado (7) no hospital Geraldo Lacerda, em Caririaçu, aos 84 anos, Ana Soares Cardoso, mais conhecida por Donona Caiana. Ela compôs em 1967 a letra do hino do município. Naquela época, fazia parte dos quadros de funcionários da prefeitura, onde desempenhou por trinta anos a função de tesoureira. Outra atividade desempenhada era a de professora, tendo se dedicado aos trabalhos da paróquia onde liderava o coral.

Como a cidade não possuía um hino, Donona encarregou-se de fazer a letra. A letrista se propôs a mostrar as belezas naturais do município, após a confecção da letra, a melodia foi feita pelo maestro João Alves de Souza, mais conhecido como João Boaventura. 

O hino foi cantado pela primeira vez em 29 de junho de 1968, pelo Coral Santa Cecília, coral liderado por ela, no Círculo Operário São José (hoje a sede do Grupo de Escoteiros Nossa Senhora do Carmo). Além do hino da cidade, Donana também compôs o Hino da Paróquia de São Pedro.

Aposentada não mais lecionava e nem atuava na igreja. Para Francisco Sousa, que se auto-classifica como um “curioso” da cultura caririaçuense, Donona prestou um grande serviço à cidade e merecia homenagem em vida por representar a história viva de Caririaçu. 

“Ela era personificação da cultura imaterial da história de Caririaçu. Ela deixará uma lacuna na nossa cultura pela figura que era, ela tinha uma memória incrível; de fato um ser insubstituível”, comentou.

Ana Soares Cardoso nunca se casou e vivia aos cuidados de amigos. Nos últimos meses passava por problemas de saúde, o quadro clínico se agravou vindo a falecer na tarde de sábado (7). A missa de corpo presente aconteceu às 15h deste domingo (8), na Igreja Matriz de São Pedro, seguida de sepultamento no cemitério municipal.
Fonte: Miseria.com.br
face

0 comentários: