Exposição fotográfica homenageia Pe. Cícero

18:38 Fagner Soares 0Comentários

Fotografias expostas no Memorial Padre Cícero apresentam momentos da vida e história do fundador de Juazeiro do Norte. Ao todo, 20 retratos do final do século XIX e início do século XX estão expostos, mostrando fragmentos das primeiras décadas de fundação do município. O espaço permanece aberto à visitação gratuita até o dia 20 de junho. Logo após a missa em homenagem ao padre, realizada mensalmente na Igreja do Socorro, as obras serão doadas para o acervo do memorial pelo criador da exposição, Raimundo Araújo.

Para apresentar as imagens, Araújo contou com a contribuição de colecionadores, que as cederam para que fossem digitalizadas e restauradas. A "I Exposição Fatos e Fotos do Padre Cícero" passou, recentemente, por temporada em São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas. Ainda em Juazeiro, em 2015, as fotos foram vistas por mais de 100 mil visitantes no Memorial Padre Cícero e por cerca de 80 mil pessoas no casarão do Horto. Já em São Paulo, o número chegou a cerca de 40 mil pessoas.

De acordo com Araújo, a doação do material se dá por conta do baixo número de registros fotográficos em posse do Memorial. Com a entrega do acervo, será assinado um documento que proíba sua saída do local. Caso o acordo não seja estabelecido, as fotografias poderão ser resgatadas de volta. Como afirmou o fotógrafo, o espaço requer de equipe preparada com museologistas e bibliotecários capazes de contribuir com a preservação e o desenvolvimento contínuo do equipamento.

Com 23 anos no ramo fotográfico, Araújo tem em seu currículo experiência como freelancer e fotógrafo em jornais do Ceará, São Paulo e até em outros países, como a Alemanha. Há 15 anos expôs parte de seu trabalho onde apresentou paisagens do Cariri. A intenção de criar uma exposição voltada para o Padre Cícero surgiu da necessidade constatada de preservação de sua história e limitação nos registros disponíveis à comunidade.

Fonte: Diário do Nordeste

Livre de vírus. www.avast.com.
face

0 comentários: