Walmart é maior empresa do mundo, diz ´Fortune´; Petrobras cai 30 posições - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Walmart é maior empresa do mundo, diz ´Fortune´; Petrobras cai 30 posições

Share This

A rede norte-americana de hipermercados Walmart é a maior empresa do mundo, segundo ranking da revista "Fortune". A publicação listou as 500 maiores empresas em faturamento ao longo de um ano.

Há sete brasileiras no ranking da "Fortune". A mais bem posicionada é a Petrobras, que aparece na 58ª posição --no ano passado, a estatal estava em 28º lugar. A queda no ranking deve-se, principalmente, às perdas com corrupção investigada na Operação Lava Jato e à desvalorização do petróleo, segundo a revista.

- Petrobras (58º lugar);
- Banco do Brasil (115º);
- Itaú Unibanco (159º);
- JBS (185º);
- Bradesco (209º);
- Vale (417º);
- Ultrapar Holdings (474º), dona da Ipiranga e Ultragaz). 

As 10 maiores

Nas dez primeiras posições, dominam as companhias dos Estados Unidos (Walmart, Exxon Mobil e Apple) e da China (State Grid, China National Petroleum e Sinopec Group), com três representantes de cada país.

Há também uma empresa da Holanda (Royal Dutch Shell), uma da Alemanha (Volkswagen), uma do Japão (Toyota) e uma da Inglaterra (British Petroleum).

1ª - Walmart

2ª - State Grid

3ª - China National Petroleum

4ª - Sinopec Group

5ª - Royal Dutch Shell

6ª - Exxon Mobil

7ª - Volkswagen

8ª - Toyota

9ª - Apple

10ª - BP (British Petroleum)

Petróleo e dólar pesaram

Somadas, as 500 maiores empresas empregam 67 milhões de pessoas no mundo todo. No ano analisado pela revista, elas faturaram US$ 27,6 trilhões, 11,5% a menos que no ano anterior. O lucro delas somou US$ 1,5 trilhão, o que representou uma queda de 11,2% comparado a um ano antes. 

A baixa, de acordo com a revista, deveu-se à queda nos preços do petróleo no último ano e à valorização do dólar frente a outras moedas, incluindo o real.

Metodologia

O ranking da revista "Fortune" considera a receita em dólares das empresas que divulgam informações financeiras para órgãos reguladores de mercado, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no Brasil, e a SEC (Securities and Exchange Commssion), nos EUA.

É considerado o faturamento ao longo de um ano, encerrado em 31 de março.

Fonte: UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad