Após férias coletivas, trabalhadores da Volks retornam ao trabalho

22:25 Fagner Soares 0Comentários

Na Mercedes, que também opera em São Bernardo, 1.047 funcionários aderiram ao PDV aberto pela montadora no fim do mês passado. Porém, o resultado não foi suficiente para atender a meta da empresa de reduzir o quadro em 1,4 mil empregados. Com isso, a fábrica dispensou mais 370 funcionários que estavam em licença remunerada desde fevereiro, como forma de chegar ao número estipulado.

Nas próximas semanas, a empresa deve anunciar um programa de lay-off, sistema em que os contratos de trabalho são suspensos, mas o trabalhadores continuam recebendo remuneração. A Mercedes não quis, entretanto, adiantar quando e qual será a extensão do programa.

Setor em crise

Neste ano, o setor automobilístico acumula fortes perdas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores (Anfavea), os 183,9 mil veículos vendidos em agosto representam queda de 23,1% em relação ao mesmo mês de 2015. No acumulado de janeiro a agosto, a retração nas vendas é de 11,3%. A Anfavea estima que queda 19% na comercialização de veículos neste ano.

No entanto, ao anunciar os dados, no início do mês, o presidente Anfavea, Antonio Megale, mostrou-se confiante na melhora da situação em 2017. "Acreditamos que o fator principal era a definição política e, agora, isso abre espaço para virar a página.. Precisamos avançar nas reformas previdenciária e da legislação trabalhista para o país voltar a gerar empregos e ter crescimento do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país]", disse Megale, na ocasião.

Apesar da queda quando se comparam os números do ano passado e deste, os resultados dos últimos meses apontam para uma ligeira recuperação. No mês passado, as vendas no mercado interno tiveram alta de 1,4% sobre as de julho, quando havia sido registrado crescimento de 5,6% em relação a junho. 

 

Fonte:estadao

face

0 comentários: