Seminário estimula reflexões sobre mudanças culturais no Cariri

06:15 Fagner Soares 0Comentários



A Universidade Regional do Cariri (URCA), celebra a cultura regional. Durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas participou do Seminário Arte e Pensamento. O evento foi aberto na manhã de ontem e encerrado hoje, com diversas palestras e debates com os participantes, sobre as mudanças culturais na região.

A mesa de abertura contou com palestra do Reitor da URCA, Professor Patrício Pereira Melo, sobre "As mudanças culturais no Cariri: um cenário de transformações e novas perspectivas", juntamente com o Vice-Reitor, Francisco do 'O Lima Júnior, o Pró-Reitor de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Robson Almeida, e o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba dos Santos, com mediação do Professor da URCA, Pablo Manyer.

O tema do evento foi "As mudanças culturais no Cariri: Um cenário de transformações e novas perspectivas", no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato. A programação realizada pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, estimula a reflexão e os debates envolvendo pesquisadores, gestores culturais e representantes de grupos de todo o País, que refletem sobre a passagem do tempo no Brasil e nas cidades da região, bem como a interligação entre políticas culturais, conceito de cultura e gestão de cultura.

O Reitor Patrício Melo destacou a evolução da universidade nos últimos anos, além da cultura no contexto de Geopark Araripe. Ele disse que a universidade foi pensada, dentro de uma condição de desenvolvimento regional e da sua biodiversidade. Ainda destacou o diálogo da instituição com os agentes culturais regionais, cumprindo assim o papel da universidade. Para o Vice-Reitor, Lima Júnior, o Cariri instiga um pensamento holístico pela sua riqueza e suas próprias características. A URCA, com isso, proporciona uma agenda que traz, por meio do Geopark, ações em áreas como a antropologia, geologia, religiosidade popular e estudos acerca da figura do padre Cícero e seus desdobramentos. Para o Pró-Reitor da UFCA, é importante perceber a dinâmica da cultura regional e o seu hibridismo.

O Secretário de Cultura do Estado, ressaltou a riqueza cultural do Cariri em sua diversidade e o cenário de transformação, que deve ser pensado sob diversas perspectivas. Ele destacou o patrimônio cultural como criação, junto com a política de preservação.

 

assessoria de comunicação da Urca

face

0 comentários: