Setembro Amarelo discute temas relacionados ao suicídio na Praça Padre Cícero

10:23 Fagner Soares 0Comentários


Setembro Amarelo discute temas relacionados ao suicídio na Praça Padre Cícero (Foto: Felipe Azevedo/Agência Miséria)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III, deu início nesta terça-feira, 19, a uma programação voltada para a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, conhecida como "Setembro Amarelo". A campanha, que possui como lema "Falar é a melhor solução", ocorre nacionalmente desde setembro de 2015 e tem como objetivo alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil.

Durante a manhã desta quarta-feira (20), na Praça Padre Cícero, houve atendimento e esclarecimento ao público sobre o tema da campanha. Houve entrega de folhetos e laços amarelos, além de orientações sobre quem procurar em caso de identificação de sintomas de comportamento suicida.

O educador Físico Alexandre Viana destacou que as pessoas que passaram pelo local tiveram uma abertura surpreendente para falar de um assunto tão delicado. Alguns, durante as abordagens, assumiram que já pensaram ou atentaram contra a própria vida. No local foi possível fazer avaliações físicas, conversar com psicólogos, aferir pressão e outros serviços. Durante a manhã, em média 100 pessoas foram atendidas pelos profissionais. 

De acordo com dados oficiais, 32 brasileiros cometem suicídio por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e de alguns tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Com informações da ASCOM Juazeiro do Norte



Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

face

0 comentários: