Livro retrata genealogia e historiografia do município de Caririaçu

15:26 Fagner Soares 0Comentários



Pedro Cunha com os originais do Livro "Na Trilha do Couro" (Foto: João Boaventura Neto/Agência Miséria)

O livro "Na Trilha do Couro", que conta a genealogia e historiografia de Caririaçu, será lançado no próximo sábado (20). De autoria do pesquisador e memorialista Pedro Cunha, a obra relata momentos relevantes do município e registra a memória de três famílias estabelecidas na Região do Cariri.

O trabalho passou 20 anos desde a sua idealização até a finalização. O objetivo do autor é de preservar e documentar a história de Caririaçu. De acordo com Cunha, o público alvo é, além, dos próprios descendentes, os pesquisadores do assunto, sobretudo, aqueles interessados em história regional e do município serrano.

Durante os anos de pesquisas, Pedro Cunha se dedicou ao resgate genealógico das Famílias Pereira da Cunha, Ferreira da Silva, Gonçalo da Costa, Kaianas, Custódios entre outras.

"Obtive informações através de periódicos, batistérios paroquiais, arquivos públicos e de cartórios. Foram também tomados depoimentos de várias pessoas, principalmente dos mais velhos, cujas memórias remontam a um passado mais distante, trazendo incentivo e informações importantes para a construção deste trabalho", ponderou Cunha. 

Pedro Cunha assinando contrato com a editora Mentor ao lado de Alfredo Timóteo, representante da empresa (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)


O nome do livro faz referência ao espaço onde vaqueiros, aboiadores e artesãos são personagens de uma mesma história. Na Trilha do Couro remonta um período que começou a ser escrito no Ceará e foi intitulado de "Civilização do Couro", criando um ciclo econômico.

O livro reúne detalhes importantes sobre o povoamento da Serra de São Pedro. Revela informações inéditas relacionadas ao quarto vigário da Paróquia de São Pedro, que foi o Padre Cícero Romão Batista.

Traz ainda relatos sobre o fundador da cidade José Joaquim de Santana, o primeiro prefeito Coronel João Vulpino da Cunha, do Deputado Provincial Major Miguel Xavier Henrique de Oliveira fundador de uma vila – hoje distrito - que leva o seu nome e outros personagens de grande valor para a historiografia local.

O lançamento do livro "Na Trilha do Couro" será no próximo sábado, dia 20, às 19h no auditório da Escola Plácido Aderaldo Castelo, Rua Carlos Morais, 752 – Centro de Caririaçu.



Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

face

0 comentários: