Fogos de artifício são seguros? Confira dicas de segurança e manuseio correto - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Fogos de artifício são seguros? Confira dicas de segurança e manuseio correto

Share This

Corpo de Bombeiros e técnicos especialistas alertam para o uso de produtos cerificados e necessidade de seguir instruções (Foto: Divulgação)


A explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício que deixou duas casas destruídas e cinco pessoas feridas hoje, 2, em Juazeiro do Norte, levantou alerta para a produção ilegal e o manuseio correto desses artefatos.

O Miséria conversou com o Capitão Humberto Júnior, do Corpo de Bombeiros, e o técnico especialista na área Jardel Antônio, que alertaram para a segurança no manuseio dos artefatos e indicam quais precauções são essenciais para evitar acidentes.



CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR E USAR

Selo de qualidade - A primeira ação é verificar a procedência do produto e sempre preferir aqueles com selo de certificação do Inmetro e aprovação do Exército Brasileiro, explica o capitão Humberto Júnior, por se tratar de um explosivo controlado.

“É muito recorrente ocorrências de queimaduras nesses produtos do tipo ‘caseiro’, vendidos em feiras, isso porque, geralmente, o pavio colocado é muito curto e pode explodir na mão da pessoa. Já vi muitos casos de meninos que perderam os dedos por conta disso”, relata o capitão Humberto Júnior.

Segurança - A recomendação é que os pais ou responsáveis verifiquem o estado do produto, rejeitando-o se identificar pólvora nos arredores do artefato.  

Outra atitude é apenas utilizar os fogos em locais abertos, longe de grupos de pessoas e evitando postes de luz ou fiações. 

A recomendação é acender os fogos longe do próprio corpo e, de preferência, com o objeto no chão. 

Manuseio correto - O técnico em show blaster pirotécnico, Jardel Antonio, explica também que o manuseio correto dos fogos de artifício tradicionais é essencial para a segurança, sendo necessário seguir as instruções de passo-a-passo da caixa do produto certificado. 

Armazenamento - O armazenamento de grandes quantidades de fogos apenas é permitida para vendedores legalizados que cumpram as normas técnicas de distância, segurança e isolamento. 

No caso de pouca quantidade, faz-se necessário manter em local arejado, seco, sem contato ou atrito com outros objetos.


Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad