Fila de cirurgia cardíaca motiva inspeção judicial em hospital de Barbalha - Rádio São Pedro Fm 105,9

Post Top Ad

Fila de cirurgia cardíaca motiva inspeção judicial em hospital de Barbalha

Share This

Inspeção foi realizada em razão de Ação Civil Pública (ACP), que busca solucionar o problema da fila de pacientes (Foto: Reprodução)


Hospital do Coração do Cariri passou por inspeção judicial na última segunda-feira, 5. A inspeção foi realizada em razão de Ação Civil Pública (ACP), que busca solucionar o problema da fila de pacientes que necessitam de cirurgias cardíacas no Hospital. Nos últimos 16 meses, apenas 24 cirurgias foram realizadas. Ao todo, 226 pacientes aguardam na fila.

Durante a inspeção, foram apresentados dados relacionados às cirurgias realizadas e à fila de espera. Desde a última inspeção, realizada em abril do ano passado, 18 cirurgias de angioplastia foram financiadas com recursos do município de Barbalha e seis foram custeados com verbas do Programa “Plantão Saúde Cirurgia”, do Governo do Estado.

Ao fim da inspeção foi acordado a atualização da lista de pacientes aguardando cirurgias cardíacas no Sistema UNISUSWEB, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde de toda a macrorregião do Cariri. A partir da lista atualizada, o Hospital do Coração deverá apresentar um plano de trabalho para a execução das cirurgias. 

O acordo também determinou a conclusão das cirurgias de todos os pacientes incluídos na fila até o dia 31 deste mês. Os procedimentos devem ser realizados com recursos do município e do Programa “Plantão Saúde Cirurgia”.

O Juiz Federal Substituto, Fabrício de Lima Borges, ainda determinou a intimação do Ministério da Saúde para prestar esclarecimentos acerca do processo administrativo no qual o município de Barbalha requer aumento do repasse de verbas federais para o financiamento de ações e serviços de Alta e Média Complexidade na área de cardiologia. O prazo determinado para resposta é de 15 dias úteis.

13/08/2019 às 16:53

Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad